foto de personagem

foto de personagem

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sérgio Buarque de Olanda


Sérgio Buarque de Holanda estudou em diversas escolas de São Paulo. Mudou-se, em 1921, para o Rio d Janeiro, matriculando-se na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional De direito da Unidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lá obteve o bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais em 1925.
Ao longo da década de 1920, atuou como representante do movimento modernista paulista no Rio de Janeiro. Trabalhou então em diferentes órgãos de imprensa e, entre 1929 e 1930, foi correspondente dos Diários Assossiados em Berlim, onde também frequentou atividades acadêmicas, como as conferências do historiador Friedich Meinechke.
De volta ao Brasil no começo dos anos 30, continuou a trabalhar como jornalista. Em 1936, obteve o cargo de professor assistente da Universidade do Distrito Federal. Neste mesmo ano, casou-se com Maria Amélia de Carvalho Cesário Alvim, com quem teria sete filhos: Sérgio, Álvaro, Maria do Carmo, Ana Maria, Maria Cristina, além dos músicos Miúcha e Chico Buarque. Ainda em 1936, publicou o ensaio Raízes do Brasil, que foi seu primeiro trabalho de grande fôlego e, ainda hoje, é o seu escrito mais conhecido.
Em 1939, extinta a Universidade do Distrito Federal, passou a trabalhar na burocracia federal. Em 1941, passou uma longa temporada como visiting scholar em diversas universidades dos Esados Unidos.

Por: Pedro Henrique Valente Cordeiro N31 7G

Fonte para pesquisa:WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário